quarta-feira, 14 de março de 2012

O uso da logística como vantagem competitiva



Professora Universitária

Departamento de Administração

Faculdade de Aracruz

Aracruz/Espírito Santo

Simoni Casagrande Dal´Col


O conceito de logística teve sua origem ligada a estratégia militar, quase equivalente a filosofia de guerra, quando estava relacionada a movimentação e coordenação de tropas, munições e armas para os locais necessários.

Deste modo, o sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas – favorecendo que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa.

Atualmente temos o conceito expandido, aplicado a gestão empresarial, conforme autores como Ballou (1998), Pires (1998), Novaes (2003) entre outros estudiosos da área.

Podemos utilizar o conceito da Associação Brasileira de Logística e definir Logística como “o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente”.

Essa definição deixa claro porque atualmente a logística é tratada como um assunto de vital importância para as organizações que precisam diminuir o intervalo entre produção de bens e/ou serviços e suas demandas, levando aos seus clientes serviços e produtos no tempo e lugar certo e nas condições desejadas, ao menor custo possível.

Utilizando o processo logístico, qualquer organização poderá obter vantagem competitiva em relação aos concorrentes, isto significa uma supremacia duradoura em relação a concorrência, obtendo a preferência dos clientes e demonstrando diferencial no oferecimento de bens e/ou serviços.

Nesse sentido, O planejamento logístico papel primordial, visando desenvolver estratégias que possam resolver os problemas das áreas de destaque nas organizações: nível de serviços oferecidos aos clientes; decisões de transportes que devem ser utilizados no desenvolvimento de todo o processo; localização das instalações de centros de distribuição e decisões de níveis de estoque.

Atualmente as empresas brasileiras vivem um momento extremamente desafiador, pois o mercado está exigindo cada vez mais competitividade, maior desenvolvimento de novas tecnologias, além da maior oferta de produtos e serviços que correspondam às expectativas dos clientes e maior desenvolvimento e motivação de seus recursos humanos).

A logística é um assunto relativamente recente em relação às outras áreas que estão ligadas diretamente a ela como produção, marketing, finanças entre outras, porém é uma área que possui um amplo leque para estudos, um futuro promissor para futuros candidatos a profissionais da área e com remunerações atrativas.

Garantir lucratividade presente e futura, apresentar excelentes índices financeiros e ter elevada eficiência operacional são objetivos de qualquer empresa. Estes são fatores que revelam que a organização realmente torna-se competitiva perante os concorrentes. Estes objetivos não são impossíveis, mas tornam-se cada vez mais difíceis de serem atingidos no mercado atual.

A logística pode ser um dos caminhos para que estes objetivos sejam atingidos. Sua evolução expandiu sua área de atuação e a tornou mais complexa.

Um sistema logístico eficiente irá criar uma menor necessidade de recursos e alavancar melhores resultados. Isto permite uma grande eficiência e esta irá ser refletida em melhores índices financeiros e maior lucratividade.

Referências Bibliográficas

CHRISTOPHER, Martin. A Logística do marketing. São Paulo: Futura, 1999.

DORNIER, Philippe-Pierre, et. al.. Logística e Operações Globais: Texto e Casos, São Paulo: Atlas, 2000.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégias, Operações e Avaliação, Rio de Janeiro: Campus, 2001.

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